skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 27 de maio de 2011

iTEP (result)

                Após uma semana que fui em Belo Horizonte fazer o iTEP (o CPI e a entrevista), saiu o tão esperado resultado! Bom, primeiro tenho que dizer que estava literalmente morrendo de medo da prova e principalmente com medo de não passar. Estudei bastante, revisei os todos os livros de inglês que tinha do curso da Wizard, e também estudei muito listening pela internet. Procurei também sobre o teste, para saber como era e no site oficial do iTEP tinha tudo muito bem explicado, o que me deixou super 'frightened' pois, a prova tinha uns 20 minutos de grammar, 20 de reading, 20 de listening e 20 de speaking (variando entre os níveis básico a avançado). E isso me fez ficar um pouco (um pouco né?!) preocupada. 
         No dia da prova a surpresa: 1ª parte da prova Listening e Speaking. O listening foi suuuuuuuuuuuuper fácil! Primeiro eram oito pequenas conversações com uma pergunta para cada, com o tempo de 2 minutos e 30 segundos para respondê-las (o tempo só contava a partir do momento que aparecia a pergunta na tela), e estava muito fácil. Depois foram duas conversações (uma de 3 minutos e outra de 3 minutos e meio), que se focar bastante e ter muita atenção, não tem nada de complicado. Ok, hora do speaking: primeiro eu tinha que falar durante 45 segundos (se não me engano) sobre "o que eu faço para me divertir com minha família e amigos e onde gosto de ir com eles", depois falar durante 60 segundos sobre "crianças tem que aprender o que é certo e errado, o que você acha?". Bom, com isso dá para ter uma noção de como é o teste. Ao terminar, eu perguntei para a moça da agência "E a gramática? a leitura?" e ela "Já acabou? É só isso aí, não tem grammar e reading não. Vamos para a entrevista agora!". E eu achando que a prova ia ser complicada...mas foi tranquilo.
        Ah sim, o resultado foi mais do que eu esperei. Tirei a nota 5 (Advanced (low) Level), a segunda maior nota! Fiquei super feliz, mas é claro, só temos certeza de que nosso inglês não é lá essas coisas quando chegamos nos EUA. É lá que realmente vamos ver se é bom ou não!
         Para quem ainda não fez o teste e quer alguma dica de estudo, dê uma olhadinha nesses sites, eles ajudam muito, mas é claro, tem que se esforçar:
English Listening Lessons - TalkEnglish (conversações de aproximadamente um/dois minutos, nível avançado, com perguntas e resposta - MUITO BOM!)
Grammar Exercises (Exercícios de gramática com resposta , também muito bom e útil)
BBC - Radio (Adoro essa rádio, pois além de praticar o listening, é uma ótima maneira de ficar atualizado e claro, estudar as diferenças entre o british e o american english! awesome!)

0 comentários:

Postar um comentário